COMO DIMENSIONAR UM GRUPO GERADOR DE ENERGIA.
Para o dimensionamento correto do grupo gerador, algumas perguntas devem ser respondidas antecipadamente, tais como:
- Qual tipo de carga? (Iluminação, motores de indução, fornos, canteiros de obras, retificadores de corrente, equipamentos de telecomunicação?)
- Qual o ambiente do serviço? (Mar, terra, atmosfera explosiva?)
- Quais as características do local? (Temperatura ambiente dominante, altitude, nível de contaminação do ar por partículas sólidas?)
- Qual o regime de operação? (O grupo gerador é a única fonte de energia elétrica? É reserva da rede local ou de outro grupo gerador? Quantas horas de operação por dia?)
- Quanto tempo os consumidores podem ficar desligados?
- Quais os riscos envolvidos no caso de uma interrupção do fornecimento de energia por defeito no equipamento?
Uma vez definidas as necessidades, calcula-se a potência do grupo gerador.

Quando se fala de potência elétrica, é necessário ter em mente a diferença entre potência aparente (Volt-Ampere) e potência ativa (Watt). A potência aparente é aquela necessária para que com determinados valores de tensão e fluxo de corrente um certo consumidor funcione corretamente. A potência ativa é a potencia efetivamente consumida ou transformada pelo mesmo consumidor. A relação entre as duas potências é definida como Fator de Potência (FP) e conhecida como cos( ) = kW /kVA.

A potência do grupo gerador, definida em kVA (potência aparente), está em relação direta com a potência em Horse-Power (HP) ou Cavalo Vapor (CV) do motor.

No cálculo para definir a potência do grupo gerador, são consideradas as perdas (rendimento no alternador) e a potência mecânica do motor que é convertida diretamente em kW. Universalmente utiliza-se FP = 0,8, para a construção de máquinas elétricas. Entretanto, atualmente o valor limite estabelecido como mínimo admitido pelas concessionárias de energia elétrica é de FP = 0,92. Instalações com fator de potência inferior a 0.92 têm tarifas mais elevadas (multas) pois, para consumir uma determinada quantidade de kWh, colocam em circulação uma corrente mais elevada do que a que seria suficiente com um fator de potência mais alto.

Assim, a potência em HP do motor, pode ser calculada em função da potência em kVA e do fator de potência do alternador, pela relação:
0,7457kVA X 0,8HP, onde representa o rendimento do alternador. Para o cálculo em CV, basta substituir 0,7457 por 0,7355.

O rendimento do alternador não é constante e se aproxima de seu valor máximo com a carga entre 80 e 100% da potência máxima. Alternadores pequenos têm rendimentos mais baixos do que os alternadores maiores ( = 0,93 acima de 250 kVA), e devem ser informados pelo fabricante para cálculos mais seguros. Quando se tratar de cálculos estimativos, pode ser igual a 85%.

Normalmente um grupo gerador deve funcionar em um regime 8 horas por 4 de descanso para se poder nessas 4horas se fazer uma espécie de manutenção preventiva no grupo gerador, o grupo deverá também funcionar em regime de potência igual a 75% de sua capacidade nominal, isso para se garantir um bom funcionamento do grupo gerador de energia.


QUAIS AS VANTAGENS DE ALUGAR UM GRUPO GERADOR?
A seguir, algumas vantagens na locação de grupos geradores:
- A locadora assume 100% dos custos de manutenção além da responsabilidade técnica junto ao CREA, dispensando o cliente de manter contrato de manutenção e responsabilidade técnica com terceiros;
- Diminui o grau de imobilização de capital, diminuindo o endividamento e muitas despesas financeiras;
- A depreciação ou desvalorização do grupo gerador fica por conta da locadora ano após ano;
- Elimina a necessidade de possuir grupo gerador reserva para atender eventuais manutenções causadas por acidentes em geral;
- O custo é previamente conhecido e o locador fica livre de custos adicionais com a manutenção corretiva do seu equipamento;
- Grupo Gerador sempre novo: o cliente exige da locadora grupos geradores de primeira linha e conseqüente alta tecnologia, para que os clientes tenham os grupos geradores confiáveis e sempre em perfeitas condições de uso;
- Assistência 24H: o cliente conta com os serviços das locadoras de grupos geradores 24 horas por dia, sete dias por semana;
- Mix variado de potências à disposição do cliente: o cliente aluga seu grupo gerador de acordo com suas necessidades, garantindo perfeita adaptação a qualquer tipo de trabalho, em qualquer fase de sua empresa. O gerador cresce de acordo com o crescimento do cliente;
- Substituição imediata de grupos geradores: nos casos de avarias ou sinistros, o cliente tem a garantia de substituição imediata do grupo gerador por outro similar;
- Frota alugada - segurança total: todos os grupos geradores contam com a proteção total da Minas Geradora para cobertura de acidente, incêndio, roubo ou furto do equipamento e;
VANTAGENS FISCAIS
O cliente deduz 100% das despesas, com aluguel, no imposto de renda: o aluguel permite a obtenção de menor lucro tributável, pois nas parcelas de leasing, as parcelas de valor residual garantido não são consideradas como despesas, permanecendo como ativos na empresa.
É MAIS FÁCIL ALUGAR DO QUE COMPRAR
A decisão sobre a compra de seu próprio grupo gerador é um processo demorado, que envolve altas somas, disponibilidade de recursos, captação financeira e até mesmo análise de balanço. Todo esse processo pode levar meses. A decisão de alugar um gerador é muito mais rápida porque os valores envolvidos são infinitamente menores e a administração é descomplicada e ágil. Você telefona e aluga.




POR QUE LOCAR UM GRUPO GERADOR DE ENERGIA ?

Com a crescente necessidade de autoprodução de energia elétrica, as empresa que usualmente adquiriam os seus grupos geradores viam que, além do custo com a compra do grupo gerador, tem também de arcar com os custos de instalação, manutenção, equipe técnica especializada em grupos geradora de energia e combustível do grupo gerador. A partir disso, foram feitos vários estudos que mostraram ser muito mais viável a locação de grupos geradores de energia, sem investimentos iniciais e custo de manutenção bem próximo ao custeio de sistema próprio.
Em um processo de locação de um grupo gerador de energia, a empresa locadora faz todo o estudo referente a aplicação do grupo gerador de energia, adequando assim o grupo gerador as necessidades do cliente, a empresa locadora do grupo gerador também vai se responsabilizar com a instalação do grupo gerador, equipe técnica para atendimento 24horas, total responsabilidade com a manutenção do grupo gerador, a locadora também de responsabiliza com a disponibilidade do grupo gerador, garantindo assim a segurança na produção de energia para os processos.
O grupo geradores de energia é importante por que assegura a confiabilidade necessária a quaisquer serviços, especialmente àqueles ditos essenciais, que são uma necessidade crescente nos dias atuais.
Em vários ramos de atividades, as interrupções de fornecimento de energia elétrica representam um alto risco de prejuízos que muitas vezes não são apenas financeiros. A segurança de pessoas também está envolvida em vários casos.
Grandes Shoppings, hipermercados, hospitais e muitas unidades industriais dos mais diversos ramos de atividade, não podem prescindir de um sistema de geração de energia próprio utilizando grupos geradores.
Vamos tomar como exemplo uma empresa de produção de refrigerantes, onde a produção trabalha 24 horas em regime permanente, pode-se constatar que qualquer interrupção do fornecimento de energia elétrica representa uma alteração significativa no volume de produção.

Se o grupo gerador for usado também no horário de ponta, pode trazer uma redução no consumo e ter um impacto significativo no custo de produção em um mês. Se for considerado um ano de economia, esta redução de custo pode ser compatível com o retorno de um investimento inicial para sistema próprio.
Confiabilidade e segurança no atendimento são requisitos preponderantes na escolha da empresa locadora de grupos geradores.